Unidade 3.4 - Estratégias de Prevenção: O Papel da Escola, da Família e dos Pares

Unidade 3.4

Parte 1

 Videoaula: Papel das escolas na prevenção à exposição íntima on-line 10:56 min



Por mais sensível que possa parecer o trabalho pedagógico com o tema dos nudes e com as questões relacionadas ao desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes na Internet, o mais importante é oferecer informações e espaços de reflexão para que os alunos tenham, também nas escolas, alguma referência para o autocuidado e para comportamentos éticos. Colocar o tema em debate já é um grande passo e alguns materiais podem ajudar nessa tarefa.
Seguindo a estratégia de PREVENIR - MEDIAR - REPORTAR - ACOMPANHAR, podemos destacar alguns materiais que irão ajudar a organizar atividades sobre o tema. A proposta é que você avalie cada um dos conteúdos e organize os que fazem sentido dentro do Projeto Político Pedagógico de sua instituição, sempre respeitando a faixa etária dos seus alunos.
Como vimos, o trabalho de prevenção pode ser feito em diferentes disciplinas da grade curricular. Um dos recursos mais interessantes para disparar uma discussão sobre o tema são os vídeos com linguagem acessível e direta para os alunos. Sabemos que o tema desperta muita curiosidade e ansiedade neles. Os vídeos, cartilhas e jogos podem ser bons estímulos. Confira as sugestões de materiais para educadores e os vídeos que podem ajudar na sua preparação para ações relacionadas a esse tema. Salve em sua lista de vídeos favoritos, para que o material possa ser utilizado em suas próximas ações e projetos de prevenção.

Para iniciar...

Para começar, vale fazer a leitura de alguns guias de referência para tratar de sexualidade nas escolas, contemplando a dimensão de ética, respeito e autocuidado, para além das discussões que já são feitas sobre prevenção às doenças e aspectos biológicos do sistema reprodutivo humano.

 Leituras obrigatórias

1. Diversidades sexuais e de gênero: guia de metodologias e atividades para o Programa Escola da Família. (Parte 1. Conceitos e Diretrizes. P. 8 a 31).

Ler
Objetivo:
Documento Orientador CGEB nº 14 de 2014 sobre Diversidades sexuais elaborado pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Permite conhecer as orientações para organizar atividades temáticas em sintonia com as diretrizes curriculares.

 Material Extra (Opcional)

1. Vídeo: Gênero, sexualidade e educação digital (Debate na Rede do Saber)

Assistir

Objetivos: As experiências de crianças e jovens na internet trazem para os educadores novos desafios, especialmente em relação a à circulação de discursos violentos, tais como as questões sobre o assédio sexual, a invasão de privacidade, a exposição da intimidade, o sexting, os usos nocivos como os casos de bullying ligados à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, entre outros. Partindo do debate sobre estes temas, a videoconferência buscou oferecer subsídios pedagógicos para prevenção de violências e orientação sobre formas seguras de uso da internet, bem como, o tratamento adequado das escolas frente às situações de violências vivenciadas pelos estudantes nos ambientes on-line. A transmissão contou com a participação do Ministério Público Federal e da Safernet Brasil com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Fonte: AVA - SED/SC

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Parte 2

Vale seguir com algumas leituras básicas para subsidiar o planejamento das ações.

 Leituras obrigatórias

1. Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC - Temas Transversais 1ª Parte - pp. 287 a 312 (27 páginas - Tempo de leitura 90 min.)
 Ler

Objetivo:
Sabemos que o país discute atualmente a Base Nacional Curricular Comum, como vimos no Módulo 01, mas vale recuperar outro documento importante que trata das competências socioemocionais e temas transversais. A leitura da parte 01 do Tema Orientação Sexual pode nos ajudar a compreender as possibilidades e limites da atuação das escolas nessa temática, o que nos ajuda a refletir sobre ações que tratem dos nudes, sexting e demais práticas desse tipo. As tecnologias digitais trazem novas dinâmicas para questões que são anteriores, o que justifica a importância de conectarmos os recursos e estratégias que já estão em desenvolvimento nas secretarias e escolas. Como as referências do PCN nos ajudam a pensar as novas expressões da sexualidade na Internet?

2.Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Capítulo 09: Direitos sexuais de crianças e adolescentes e orientação sexual nas escolas (pp. 49 a 61 - 13 páginas - Tempo de Leitura 30 min)
 Ler

Objetivo: Possibilidades de atuação dos educadores na prevenção às novas formas de violência sexual facilitadas pela Internet. Refletir: será que nossos alunos estão preparados para evitar as situações de risco? As atividades sugeridas podem ser adaptadas para o mundo digital?
3. Guia de Referência: construindo uma cultura escolar de prevenção à violência sexual. Cap. 3: Contribuindo no enfrentamento da violência sexual (pp. 48 a 53 - 05 páginas - Tempo de Leitura 15 min)
 Ler

Objetivo:
Destacar a importância das escolas como espaços de sensibilização também para prevenir as diferentes formas de violência sexual. Estimular o desenvolvimento da capacidade dos alunos de desenvolver uma boa relação com o próprio corpo. Relacionar as noções de autocuidado tanto com as escolhas on-line quanto as off-line.

Notícias também ajudam a debater a partir de uma linguagem mais cotidiana com os exmeplos de situações concretas.

 Notícias

O trabalho com socioemocionais não precisa ser oneroso ao professor (2 páginas - Tempo de Leitura 5 min.)
Ler

Boletim Internet e Adolescência UNICEF (08 páginas - Tempo de Leitura 15 min)
Ler

Objetivos
Conectar o trabalho de educação sobre sexualidades com as ações mais amplas de educação socioemocional. Refletir sobre alternativas de trabalho viáveis dentro dos limites de tempo e recursos dos profissionais.
Fonte: AVA - SED/SC.

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Parte 3

Após as leituras, sugerimos que avaliem algumas sugestões de atividades que podem disparar boas reflexões sobre o tema. Como sempre, a avaliação sobre a faxia etária apropriada é o primeiro passo. Confira os materiais e veja qual o melhor momento para aplicá-las em sua escola.


"A Web que Queremos” para Alunos


Planos de aula. Leia a proposta veja como poderia iniciar a reflexão. Sugerimos as atividades:
2.3 - Pensar antes de publicar (pp. 17 e 18)
3.1 - Agir, reagir, interagir... (pp. 19 a 22)
5.3 - Mostre-se, mas não exagere! (pp. 40 a 41)
5.4 - A minha e a sua privacidade (p. 42)


Plano de aula – Sexting


Plano de atividade criada pela SaferNet Brasil para refletir sobre intimidade e privacidade na rede. Ler a proposta e ajustá-la para que você possa elaborar ações sobre esse tema. Como você pode conectar essa proposta com projetos e ações já desenvolvidos em sua instituição?


Campanhas para debater

Descrição: Campanha da SaferNet Brasil para provocar a reflexão sobre o compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento. Simulação de anúncios de cinema para alertar sobre a gravidade dessa tipo de crime na Internet.
Objetivos: Usar os cartazes da campanha para inspirar a criação de outros materiais a partir da criatividade e sugestões dos alunos, de preferência como conclusão de uma atividade mais ampla de reflexão sobre o tema na realidade dos alunos.
Acesse

Slides de apoio para ação sobre Sexting e Nudes (34 slides - Tempo de Leitura - 20 min)

Descrição: Slides da SaferNet Brasil para facilitar a abordagem sobre o tema com outros professores e com alunos do Ensino Médio.
Objetivos: Usar os slides após assistir a um dos vídeos ou ler uma das notícias relacionadas ao tema. Após o estímulo do vídeo ou reportagem, uma apresentação sobre as consequências jurídicas, formas de denunciar e canais de ajuda pode compor uma boa atividade.
Acesse

Quiz sobre exposição na rede.

Descrição: Seis perguntas para que os alunos reflitam sobre os riscos de exposição excessiva de informações pessoais na Internet. Ao final, os usuários recebem um alerta com dicas de acordo com as respostas dadas.
Objetivos: Avaliar a utilidade do quiz em alguma atividade com alunos sobre o tema, adequando o conteúdo às faixas etárias específicas.




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Parte 4

Agora que você já está mais familiarizado(a) com as referências gerais para inclusão desse tema na agenda pedagógica, vamos conhecer alguns materiais que podem ser usados diretamente com os alunos.

Alerta

Os vídeos selecionados são sugestões que podem ser muito úteis para dialogar sem tabu e em uma linguagem o mais próxima possível dos alunos. No entanto, alertamos que em alguns vídeos há gírias e palavrões que podem causar desconforto para certos públicos. A proposta é que você, como educador(a) que efetivamente conhece os seus alunos e os limites de sua escola, selecione os materiais apropriados para cada faixa etária e para cada contexto. Uma vez avaliados positivamente pelos educadores, os materiais podem ser aplicados em atividades apropriadas à idade e à cultura dos alunos.

 Vídeo: O QUE É SEXTORSÃO - #PareSextorsão | 1:31 min

Descrição: A sextorsão acontece quando alguém ameaça divulgar um nude para forçar a vítima a fazer alguma coisa. É uma situação horrível, preocupante e que faz a vítima se sentir muito sozinha. Mas a gente vai começar a falar sobre isso.
Objetivo: Disparar um diálogo sobre Sextorsão e a importância de apoio às vítimas, antes de qualquer julgamento. Refletir sobre a necessidade de pedir ajuda desde o início de um relacionamento que envolve chantagem, ameaça ou qualquer outro tipo de intimidação.

Vídeo: #InternetSemVacilo | Relacionamento 1:04 min

Descrição video: Quem não gosta de ver aumentar o número de seguidores no Facebook, no Twitter ou no Instagram? Melhor ainda se você os conhecer de verdade, né? Mas e aquelas pessoas que querem ser nossas amigas sem nunca terem nos visto no mundo real? O que fazer? Será que vale aumentar o número de amigos a qualquer preço?
Objetivo: Disparar um diálogo sobre relacionamentos on-line e discernimento entre amigos, colegas e pessoas de confiança. Refletir sobre limites das trocas de informações pessoais com contatos que não conhecemos bem.


Vídeo: #InternetSemVacilo | Sexting - 1:04

Descrição video: Intimidade só se compartilha se for consentida. Então, não entra nessa roubada de zoar sem limites. E mais: se você vir alguém sofrendo sexting, diga algo! Você pode ajudar a quebrar essa corrente de humilhação.
Objetivo: Disparar um diálogo sobre compartilhamento de nudes sem autorização e vulnerabilidades na produção de imagens íntimas em formato digital. Refletir sobre autocuidado e escolhas responsáveis quando o assunto é o próprio corpo.


Vídeo: Pense bem antes de postar- 00:20

Descrição video: Vídeo do Dia da Internet Segura 2010 sobre compartilhamento de imagens on-line.
Objetivo: Disparar um diálogo sobre a facilidade de um conteúdo digital escapar de nosso controle, o que exige muita responsabilidade na escolha, antes de publicar.


Vídeo: Uso responsável da internet - 00:27

Descrição video: Vídeo de campanha da SaferNet sobre uso seguro da Internet.
Objetivo: Disparar um diálogo sobre a dificuldade de realmente conhecer quem está do outro lado da tela. Refletir sobre a responsabilidade em cada compartilhamento de informações pessoais na rede.


Uma forma muito interessante de trabalhar o tema pode ser usando vídeos em outros idiomas nos estudos de linguagens. O material pode ser utilizado também em qualquer outra disciplina com as legendas em português.

 Vídeo: Oversharing: Think Before You Post - 3:35 (em inglês)

Descrição: Vídeo criado pelo Commom Sense Education - US para estimular debate sobre compartilhamentos na rede.
Objetivo:Realizar uma atividade em aulas de inglês com debate sobre o tema, desenvolvendo expressão e compreensão oral.

Agora que você já conhece muitos recursos, esperamos que se sinta mais confortável para incluir o tema no planejamento de suas próximas atividades, bem como para estimular os colegas a montar programas para o Projeto Político Pedagógico de sua instituição. Sabemos que nem sempre conseguimos prevenir ou mediar as situações que fogem do controle. Nos casos de vazamento de nudes e conteúdos íntimos sem consentimento e que envolvam alunos menores de 18 anos, é preciso denunciar. Logo após o Teste, no próximo módulo seguiremos com as orientações sobre como denunciar esses casos.

Fonte: AVA - SED/SC.

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