Questão 1
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Texto da questão
A partir do que discutimos até agora, qual das alternativas abaixo melhor representa a abordagem sugerida para refletir sobre as experiências dos alunos nos ambientes digitais?
Escolha uma:
Seja qual for o ambiente digital usado, nossos direitos e deveres valem igualmente dentro ou fora da Internet.
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Questão 2
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Assinale a afirmação CORRETA:
Escolha uma:
CORRETA: A dinâmica de abertura e participação na Internet permite a expressão plural de culturas, comportamentos, estilos e conteúdos que são compartilhados em escala global. Os usos são sempre muito variados em cada contexto. Isso favorece também inovar nas práticas pedagógicas.
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Questão 3
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Qual das afirmações abaixo é a CORRETA?
Escolha uma:
A educação para o uso seguro e consciente pode ser feita tratando de cidadania, autocuidados e outros tópicos não técnicos.
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Questão 4
Correto
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Texto da questão
O uso da Internet abre um vasto mundo de possibilidades. Além das oportunidades para lazer, estudo, trabalho e acesso à informação, estar on-line é também estar exposto a situações de vulnerabilidade. Em relação à discussão sobre os riscos on-line, qual é a alternativa CORRETA?
Escolha uma:
Nem toda situação gera imediatamente um prejuízo. Quando temos condições de identificar uma situação de risco podemos reagir para evitar que elas gerem dados, o que vale também para as crianças e adolescentes.
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Questão 5
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Texto da questão
Assinale as alternativas como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
Mesmo antes de existir uma lei específica para a Internet, as leis e as noções de cidadania já podiam ser aplicadas a esse novo espaço social.
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Não existem regras nem princípios na Internet, pois ela ainda é um espaço da impunidade absoluta.
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A liberdade, a privacidade e a diversidade são alguns dos princípios destacados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil como referências para uso e governança da Internet.
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De acordo com o Marco Civil da Internet no Brasil (LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014), passa a ser dever do Estado, em todos os níveis da Educação, incluir a capacitação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania.
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Cordialmente: Jorge Schemes