Módulo 1 - Direitos e Deveres On-Line

Apresentação Módulo 1 - Direitos e Deveres On-Line

Este módulo introdutório nos ajudará a contextualizar o uso da Internet pelas crianças e adolescentes no Brasil para que possamos refletir sobre seus direitos e deveres on-line. Ao definirmos uma abordagem que considera a dimensão pública da Internet, podemos lidar com as experiências on-line a partir da percepção de cidadania que vale também nas relações mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Reconhecendo que a incorporação das TDIC no processo de ensino-aprendizagem já é um enorme desafio, este módulo busca concentrar a reflexão sobre o uso da Internet na vida cotidiana, para além das atividades escolares.
Queremos destacar a importância da mediação dos educadores e das escolas para uma apropriação crítica, segura e responsável da Internet por parte das crianças e adolescentes.
Apostamos que a contribuição dos educadores, dentro de seus limites de atuação, não depende do pleno domínio jurídico sobre as leis nem de um aprofundamento sobre as questões técnicas da Internet.

EDUCAR 

Acreditamos que educar para boas escolhas on-line está diretamente relacionado ao sentido mais amplo de EDUCAR. EDUCAR entendido como processo que envolve o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudam na socialização, estimulando projetos de vida inspirados pelas noções de cidadania, agora também no mundo digital.
Neste módulo, vamos conectar os fundamentos da educação para a vida cívica com os novos desafios do mundo digital, acreditando que nesse caminho podemos criar melhores condições para prevenir e enfrentar algumas das situações de risco e as violências que podem se manifestar on-line, a exemplo das situações de Cyberbullying (Módulo 2), exposição íntima sem consentimento (Módulo 3), prejuízos na reputação, fraudes, golpes e notícias falsas (Módulo 4).

Objetivos específicos

  • 1. Conhecer o cenário de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil;

  • 2. Compreender a Internet como ambiente público no qual valem todas as leis e noções de cidadania;

  • 3. Diferenciar o uso instrumental da Internet do uso crítico e responsável;

  • 4. Conhecer os princípios do Marco Civil da Internet e relacioná-los com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação;

  • 5. Fundamentar ações sobre o uso seguro e consciente da Internet como tema transversal, não restrito aos profissionais da área de informática;

  • 6. Acessar e revisar exemplos de atividades a serem realizadas com os alunos nessa abordagem sobre uso seguro e consciente da Internet.

Unidades do Módulo 01 

  • Unidade 1.1 Nativos ou ativos digitais? O que fazem nossos alunos na Internet?
  • Unidade 1.2 Educadores conectados ao mundo digital
  • Teste 1.a
  • Unidade 1.3 A internet como ambiente público
  • Unidade 1.4  Se a Internet não é terra sem lei, quais leis valem na rede?
  • Teste 1.b
  • Unidade 1.5 Uso seguro e consciente da Internet como tema transversal na Educação
  • Teste 1.c

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Cordialmente: Jorge Schemes