Unidade 1.2 - Educadores Conectados ao Mundo Digital

Unidade 1.2

Parte 1

Como você já sabe e pode imaginar, os educadores também são importantes usuários da Internet e realizam muitas atividades escolares com as tecnologias digitais. As pesquisas iniciadas pela SaferNet em 2009 com educadores já sinalizavam a presença das questões de segurança na Internet no seu cotidiano. Já naquele período os educadores indicavam a urgência de trabalhar com a educação para uso consciente, ainda que nem todos tivessem pleno acesso à Internet nem no trabalho nem nas próprias casas e enfrentassem grande dificuldade em encontrar recursos de qualidade sobre o tema. 


Reconhecendo a dificuldade de educadores para encontrar materiais, a SaferNet vem criando recursos que possam disparar atividades pedagógicas com base nas demandas mais urgentes sinalizadas pelos professores. Outro esforço realizado foi enfatizar a necessidade de inclusão desse tema nas pesquisas mais amplas sobre o uso das Tecnologias Digitais na Educação. Assim, os temas sinalizados pelos educadores nas pesquisas da SaferNet foram encaminhados como contribuições para o grupo de especialistas das pesquisas do CETIC, que incluem também o uso seguro e responsável nas pesquisas TIC Educação.


A TIC Educação, pesquisa realizada desde 2012 pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), mostra a  presença da Internet na vida escolar. Vejamos alguns dados para contextualizar melhor a relação Escola-Professores-Tecnologias-Alunos.









Fonte:  TIC Educação 2018 (CETIC.br)

Mesmo que a maior parte dos professores não tenha recebido uma formação básica sobre o uso das tecnologias digitais na educação, muitos estão motivados e se atualizam por conta própria.

Destaques da TIC Educação 2018


  • Nas regiões norte e nordeste, o celular é o principal ou o único aparelho disponível para os alunos acessarem a Internet. Esta particularidade exige atenção e adaptação de materiais.  

  • As redes sem fio ( wi-fi) costumam ser bloqueadas para os alunos na maior parte das escolas. Das escolas urbanas com acesso à Internet, apenas 4% das públicas e 8% das privadas têm rede redes sem fio (wi-fi) com Internet aberta para todos, incluindo os alunos. Curioso notar a redução do uso livre nas escolas particulares (19% em 2017).

  • Apenas 43% dos educadores tiveram formação com disciplina específica sobre uso das tecnologias.

  • Em relação ao uso seguro e responsável da Internet, a oferta de palestras, cursos e debates é bem menor do que o esperado, sendo uma atividade anual comum em apenas 26% das escolas públicas e 50% das particulares. O leve aumento em relação a 2017 é um aspecto positivo.
Apesar de alunos e professores fazerem uso frequente da Internet, dentro e fora das escolas, há ainda muitas dúvidas e questões sobre segurança on-line; sobre a existência de leis na Internet; e sobre as noções de cidadania aplicadas ao mundo digital. Para ajudar você a lidar com essas questões é que pensamos neste curso. Está evidente que os professores também estão conectados e dispostos a trabalhar com as tecnologias para desenvolver melhor as competências e habilidades dos alunos.

Unidade 1.2

Parte 2

Para assistir, ler e refletir...

Considerando que os educadores também estão conectados, vamos refletir sobre algumas oportunidades e desafios que as tecnologias trazem ao contexto escolar. 

 Vídeo: TIC Educação - Conexão Futura - Canal Futura - (apenas até min. 14:45)


Entrevistados: Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação e André Ferreira, coordenador pedagógico da Escola Sesc de Ensino Médio. Apresentação: Larissa Werneck. Exibição: 18 de outubro de 2016


Objetivos: Refletir sobre os desafios da incorporação das Tecnologias no ambiente escolar, os limites de usos e formações para desfrutar das oportunidades dentro de um projeto pedagógico estruturado. Assistir no mínimo até minuto 14:45.


 Leituras obrigatórias

1. Resumo da pesquisa TIC Educação 2018 - 15 min.
Ler

Para refletir: Como você visualiza sua escola e seus alunos nesse cenário mais amplo? Como avalia a preocupação dos seus colegas com a inclusão do tema do uso seguro e consciente das tecnologias nas atividades pedagógicas ou no Projeto Político Pedagógico de sua instituição?


2. Enquete SaferNet com Educadores (responder questões) - 7 min.
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Objetivo: Conhecer bem a realidade de uso da Internet pelos alunos e também pelos educadores é fundamental. Na própria Internet temos muitos recursos disponíveis para fazer sondagens sobre os mais diferentes temas. Realizar enquetes sobre o uso seguro da Internet em sua instituição é uma atividade simples e viável para iniciar os debates e compreender os hábitos de seus alunos. Participe desta promovida pela SaferNet e aproveite para pensar em consultas que poderia fazer com seus pares e alunos. Neste caso, usamos o Google Forms, plataforma gratuita que permite vários formatos de perguntas e respostas.

 Leitura Extra (Opcional)  

1. Pesquisa TIC Educação - Dados completos
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2. Texto: Da inclusão para a cultura digital (pp. 55-68) - (13 páginas)
Descrição: Neste texto complementar, os autores discutem sobre a complexa relação da cultura digital com as escolas e as diferentes abordagens que amparam os projetos de inclusão das tecnologias digitais nos ambientes escolares.

Objetivos: Aprofundar a reflexão sobre os conceitos e princípios que amparam algumas das estratégias de inclusão das tecnologias digitais na educação e atentar para as implicações possíveis no processo pedagógico.

Ler

Fonte: AVA - SED/SC.

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Cordialmente: Jorge Schemes