Unidade 4.3
Parte 1
Todos nós usamos constantemente a Internet para buscar informações e é
cada vez mais difícil imaginar nossas vidas sem essa ferramenta
incrível. A cada segundo, milhões de novos conteúdos são gerados pelos
usuários de diferentes partes do mundo. Ao mesmo tempo em que a rede
facilita o acesso e a busca por informações, cada vez mais é preciso
saber identificar a qualidade e a confiabilidade daquilo que encontramos
on-line.
Além de sabermos como realizar buscas mais seguras, precisamos também discutir sobre as notícias falsas (fake news,
em inglês). Muitas pessoas acreditam em coisas que encontram na
Internet sem conferir as fontes, o que pode gerar desinformação e
prejuízos na formação intelectual. Vamos conferir alguns vídeos e
notícias que explicam e debatem o tema.
Alerta
Os vídeos selecionados são sugestões
que podem ser muito úteis para dialogar sem tabu e em uma linguagem o
mais próxima possível dos alunos. No entanto, alertamos que em alguns
vídeos há gírias e palavrões que podem causar desconforto para certos
públicos. A proposta é que você, como educador(a) que efetivamente
conhece os seus alunos e os limites de sua escola, selecione os
materiais apropriados para cada faixa etária e para cada contexto. Uma
vez avaliados positivamente pelos educadores, os materiais podem ser
aplicados em atividades apropriadas à idade e à cultura dos alunos.
Vídeo: A Desinformação - Canal Nostalgia - 8:12 min
Descrição: Como a cultura do compartilhamento rápido de notícias
falsas está acabando com os fatos. O vídeo discute a importância de
conferir se uma notícia é verdadeira antes de compartilhar nas redes.
Antes de conhecer como funciona este
tipo de trabalho de checagem, confira a reportagem abaixo sobre um caso
emblemático de boatos on-line, além de matérias sobre os prejuízos que
as notícias falsas podem provocar. Como já discutimos anteriormente,
todo conteúdo que produzimos ou compartilhamos nas redes digitais gera
consequências reais. Trabalhar este tema com os alunos ajuda a enfatizar
a responsabilidade sobre cada clique e cada escolha on-line.
Notícias
Notícias falsas divulgadas na Internet se tornam um problema mundial - Fantástico AssistirCaso de linchamento RJ - G1
Ler
Espalhar boatos na internet gerando pânico é crime, dizem especialistas - O Globo
Ler
Caso atentado Nice - Piauí
Ler
Objetivos
Reportagens sobre as
graves implicações que a circulação de notícias falsas podem gerar
dentro e fora dos ambientes digitais. Os educadores precisam avaliar
qual tipo de reportagem pode ser apropriada para os debates com os
alunos dependendo da faixa etária.
Reportagem (Extra): Diálogo Brasil - Boatos e notícias falsas na internet - EBC - TV Brasil - 54 min
Descrição: Este vídeo é um material complementar que não é
obrigatório para o módulo e não conta na carga horária. Aproveite esta
sugestão caso tenha interesse em aprofundar um pouco mais o debate sobre
notícias falsas com os alunos. Registre em seus favoritos para
visualizar depois e não comprometer seu tempo nas demais atividades do
curso.
Unidade 4.3
Parte 2
Várias empresas de Internet, portais de notícias e ONGs do mundo todo estão tentando criar novas ferramentas e soluções para ajudar os usuários a checar informações. Essas soluções são conhecidas como checagem de notícias ou checagem de fatos. No Brasil já existem algumas ações importantes nesta área e serviços que estão disponíveis ao público em geral.
Vamos conhecer algumas delas. Uma das iniciativas de checagem de notícias no Brasil é realizada pela agência Lupa. Vejamos como funciona:
Vídeo: Como funciona a Lupa? 1:03 min
Para facilitar o entendimento dos leitores, a agência criou algumas etiquetas para sinalizar qual o veredito das análises que realizam em cada notícia:
Fonte: Agência Lupa, acesso em 03 Novembro de 2017.
Fazer o cruzamento das informações, recorrer às ferramentas disponíveis e sempre manter o olhar crítico e cauteloso sobre as notícias são hábitos que precisamos incorporar definitivamente e ajudar nossos alunos a compreender.
Vídeo: Pesquisar de forma inteligente 2:30 min
Descrição: Vídeo do Google for Education com dicas sobre busca segura.
Objetivo: Vídeo didático para aprender dicas. Bom material de apoio para reforçar as orientações de segurança em atividades com os alunos.
Assim como acontece com os próprios veículos de imprensa, cada agência tem um conjunto de critérios e de estratégias. Cabe a cada um de nós eleger qual veículo nos atende melhor e sempre cruzar as informações de veículos diferentes para termos uma visão mais ampla dos fatos e das próprias checagens. Para os alunos que estão em fase final do Ensino Médio, a capacidade de avaliar criticamente as informações e as notícias pode ajudar muito na elaboração de redações e argumentações sobre atualidades. Outras agências de checagem disponíveis no Brasil:
A orientação básica é sempre questionar. Vejamos abaixo um resumo de questões que podem nos guiar para avaliar as informações que encontramos on-line:
Avaliando as informações
Confiabilidade do autor- Está claro quem escreveu o conteúdo?
- O autor é especialista no assunto?
- Tem uma boa reputação?
- É possível verificar a veracidade dos canais disponíveis para contato?
- O conteúdo é verdadeiro?
- Há erros de ortografia ou gramática?
- Se houver fotos no site, você acha que elas são reais?
- Há outras fontes confiáveis com as mesmas informações?
- As informações são completas e objetivas?
- É possível identificar quando o conteúdo foi criado?
- É possível identificar quando o conteúdo foi atualizado?
- Há links que não funcionam?
- O tema é explicado em profundidade?
- É possível encontrar a informação que você está buscando?
- Os links da página levam a boas fontes de informação?
Com essas referências, o trabalho com os alunos pode fluir e gerar ótimos debates. Dependendo da faixa etária das turmas, você pode ampliar ou reduzir o grau de complexidade das atividades e dos recursos. Confira algumas sugestões de materiais de apoio para ações com os alunos nas diferentes disciplinas, especialmente na área de linguagens e história, estimulando o pensamento crítico e capacidade de pesquisar informações.
Fonte: AVA - SED/SC.
Unidade 4.3
Parte 3
Além de conhecer as agências de checagem e algumas dicas para cruzar informações e verificar a veracidade dos fatos, vale registrar que há também formas de filtrar os resultados das buscas para refinar suas pesquisas ou para limitar o acesso a conteúdos adultos quando o dispositivo é usado por crianças.
- Acesse “Configurações” (item no canto inferior direito ou nas opções logo abaixo do campo de busca, conforme imagens abaixo);
- Escolha “Configurações de pesquisa” e ajuste de acordo com seus interesses específicos.
Isso pode ser útil para mudar o idioma ou para ativar o SafeSearch (“busca segura”).
Com o SafeSearch é possível filtrar resultados de pesquisa com linguagem explícita, como conteúdo pornográfico.
O SafeSearch não é 100% preciso, mas ele ajuda a evitar conteúdos com linguagem explícita imprópria para crianças no smartphone, tablet ou computador.
Para saber mais sobre a ferramenta:Saiba Mais
Para saber mais sobre a ferramenta:Saiba Mais
Vídeo: Busca com segurança #InternetSemVacilo - UNICEF 01:00 min
Descrição: Na web achamos tudo, rapidinho! Só que é preciso ficar ligado: nem todos os sites são confiáveis e seguros. Para ter certeza de que a informação encontrada é correta, é fundamental ter certeza de que naquela página os assuntos são tratados com seriedade. O que não falta por aí é site com informações falsas, distorcidas e incompletas.
Objetivo: Vídeo didático para estimular discussão sobre busca segura e notícias falsas na Internet.
Sugestões de Atividades
Guia “A Web que Queremos"
Planos de aula sobre busca e verificação de informações de forma crítica.
Atividade 2.1: Tempo para pensar de forma crítica (pp.12 a 14)
Atividade 2.2: Kit de ferramentas confiáveis para um ciberjornalista (pp. 15 a 16)Busca de informações - Guia #GeraçãoDigital
Módulo 1 - Busca de informações na Internet (pp. 04 a 07) do Guia #GeraçãoDigital do Google para ajudar os alunos a desenvolverem uma atitude crítica para que aprendam a avaliar e selecionar informações confiáveis.
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