Unidade 4.1 - Proteção de Aparelhos e Contas

Unidade 4.1

Parte 1

Videoaula: Segurança Digital: Pessoas, aparelhos e contas 10:01 min

 


Como já vimos nos módulos anteriores, o fato de nossos alunos usarem muito as tecnologias digitais não significa que eles dominem completamente as dicas de segurança para desfrutar todos os recursos com cuidado. De acordo com as pesquisas sobre os hábitos de uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, podemos notar que ainda há certa carência de informações sobre segurança digital entre os adolescentes.
Quando indagados sobre suas habilidades de segurança, muitos indicaram que ainda têm dificuldade para realizar operações simples:

Destaques

  • 37% dos adolescentes entre 11 e 17 anos indicaram que não sabem mudar as configurações de privacidade de sites de redes sociais ou contas em aplicativos;

  • 31% não sabem conferir se uma informação é verdadeira na Internet;

  • 59% não sabem verificar quanto gastaram em aplicativos;

  • 28% não sabem desativar a geolocalização do celular (GPS);

  • 12% ainda não sabem bloquear ou excluir uma pessoa indesejada da lista de contatos.

Fonte: TIC Kids Online 2018 (CETIC.br)

As habilidades de segurança dos adolescentes têm melhorado nos últimos anos, mas ainda temos muita urgência na promoção de atividades sobre uso seguro para que as novas gerações incorporem as dicas de segurança em seus hábitos. Vejamos algumas dicas básicas que todos nós precisamos seguir quando estamos on-line ou quando usamos aparelhos digitais.
Proteção dos aparelhos e contas é um elemento básico para ampliar nossa segurança on-line. Um passo inicial e que vale tanto para as contas quanto para os aparelhos é usar sempre uma boa senha. As senhas são necessárias não apenas nas contas de redes sociais, e-mails e jogos, mas também em aparelhos celulares, tablets, modems, roteadores e até pen drives. Com o advento da chamada Internet das Coisas, precisamos começar a pensar em senhas para todo e qualquer objeto que se conecte à Internet, como câmeras de vigilância, televisões e outros aparelhos.
Infelizmente, muitas pessoas ainda não levam suas senhas a sério e ficam vulneráveis a:

Senhas fracas facilitam...

  • invasão de contas;

  • roubo de dados pessoais;

  • ter o perfil ou e-mail usado por criminosos.
Existem rankings das piores senhas em uso, com base em listas de contas atacadas ao redor do mundo. Alguns exemplos de senhas muito fáceis e que nunca deveriam ser usadas:

  • senha
  • 123456
  • data de aniversário
  • nome de time ou esportistas
  • número da residência
  • fusão de nomes de casais
  • nome do animal de estimação

Minha senha foi exposta?

Saiba se sua senha já foi exposta depois de alguma invasão ou incidente de segurança com serviços on-line atacados. Se seu e-mail estiver na lista de contas expostas, não significa que sua conta foi invadida, mas sim que sua senha foi exposta em alguma lista pública após invasão dos servidores da empresa atacada. Neste caso, a recomendação é que mude imediatamente as senhas de todos os serviços indicados e também de outros serviços com a mesma senha exposta. Após fazer esta revisão de segurança de sua senha, vale estimular que seus alunos também a façam. Ler

Fonte: AVA - SED/SC.

Unidade 4.1

Parte 2

Vídeo: Segurança on-line em qualquer lugar - 2:45 min

Descrição: Vídeo do Google for Education com dicas preciosas para bloqueio de aparelhos, configuração e senhas e proteção das conexões.
Objetivo: Vídeo didático para aprender dicas. Bom material de apoio para reforçar as orientações de segurança em atividades com os alunos.

A máxima é: use sempre senhas fortes em seus aparelhos, contas, aplicativos e jogos. Mesmo nos aparelhos que ficam apenas na sua casa, use senhas de bloqueio. Para criar senhas seguras é importante seguir algumas dicas básicas:

Dicas para uma senha forte


  • use ao menos 8 caracteres;
  • misture letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
  • use uma frase curta ou iniciais das palavras de uma frase para formar uma senha única (algo que seja difícil para estranhos adivinharem, mas que seja fácil para você lembrar);
  • não repita a mesma senha em contas diferentes;
  • use uma pequena variação nas senhas em cada conta / site;
  • não anote suas senhas no papel e não as compartilhe com outras pessoas*

    *o compartilhamento só é seguro e importante quando crianças compartilham com seus pais ou responsáveis).

Além dos cuidados na criação das senhas, lembre-se dos cuidados na hora de acessar sites e aplicativos de compras ou redes sociais que exigem que você digite sua senha:

Cuidados ao digitar a senha


  • evite fazer login ou compras quando estiver usando a Internet em redes wi-fi públicas;
  • mantenha o antivírus de seus aparelhos sempre atualizado;
  • baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
  • tome cuidado com aplicativos de customização de teclados, eles podem salvar tudo o que for digitado;
  • se perder seu aparelho, mude imediatamente as senhas das contas;
  • ajuste as configurações de cópia automática (backup);
  • verifique sempre as configurações de privacidade dos perfis e contas.


Alerta


Você sabia que no Brasil é crime invadir um dispositivo informático? A lei 12.737/2012 alterou o Código Penal para incluir delitos informáticos, como destacamos abaixo.

  •  Art. 154-A
    Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita:
    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

  • Texto integral da Lei

 Vídeo: 7 Dicas para proteger sua conta | Escola para Youtubers - 4:24

Descrição: Vídeo da série sobre segurança on-line feita em colaboração com o YouTube.
Objetivos: Ajudar os usuários a entender as políticas e processos do site, assim como educá-los em temas relacionados a cidadania digital responsável.

Antes de seguir para a próxima dica de proteção de suas contas e aparelhos, deixamos algumas recomendações de materiais complementares com dicas sobre senhas para fortalecer ainda mais seu repertório.

 Leituras obrigatórias

1. Fascículo Senhas (CERT.br)

Descrição: Dicas objetivas e exemplos de boas práticas para a escolha, uso e armazenamento de senhas de forma segura. Material criado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, centro mantido pelo NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Objetivo: Aprofundar conhecimentos sobre a proteção de senhas e utilizar material como apoio para elaboração de atividades com os alunos.

Jogo senha segura

Exercício para estimular crianças pequenas, desde os primeiros cliques, a pensar sobre a importância de se criar senhas seguras. Ajuda a introduzir este tema de maneira mais lúdica com crianças.

Senhas seguras - Guia #GeraçãoDigital

Módulo 2 - Senhas Seguras (pp. 08 a 11) do Guia #GeraçãoDigital do Google com atividade para realizar com alunos sobre criação de senhas fortes e segura


Unidade 4.1

Parte 3

Autenticação de dois fatores

Esta é uma outra ação simples e muito importante para garantir maior segurança em suas contas on-line. As principais redes sociais, e-mails, aplicativos de bancos e lojas on-line oferecem gratuitamente esta opção para os usuários.
O que é exatamente?
Basicamente, é a ativação de mais uma camada de proteção a partir de uma segunda senha temporária que você receberá para liberar o acesso a sua conta. Também conhecida como: dupla autenticação, verificação em duas etapas, verificação de login, autenticação em dois passos e, em inglês, two-factor authentication.
Como funciona?
Basta ativar a autenticação de dois fatores nas configurações da conta. Cadastre um número de celular, gere uma chave de segurança ou instale o aplicativo específico de códigos. Quando não quiser mais usar, basta desativar.

Cuidado


Caso perca seu celular ou ele seja furtado, lembre-se de desassociar o celular perdido da autenticação de dois fatores. Acesse a conta a partir de um outro dispositivo seguro e desconecte suas contas do aparelho perdido o quanto antes. Para fazer isso, é importante ter sempre os dados de cadastro atualizados, a exemplo do e-mail de recuperação de senhas e um número de telefone secundário para que possa recuperar o acesso seguro às suas contas em caso de problemas.












Confira no vídeo abaixo uma explicação de como funciona a autenticação de dois fatores, por exemplo, no YouTube. Este tipo de vídeo ajuda a trabalhar o tema com os alunos de forma objetiva e descontraída.

 Vídeo: Verificação em 2 etapas - Felipe Castanhari - 3:16 min


Descrição: O vídeo traz orientações sobre o uso da verificação em duas etapas. Faz parte da série feita em colaboração com o YouTube e o Google para promover o uso responsável e seguro da Internet.
Objetivos: Este vídeo pode ajudar a trabalhar o tema com os alunos de forma objetiva e descontraída.

Como fazer?

Para saber como ativar a autenticação de dois fatores em suas contas, busque esta opção na aba “Configurações” ou “Segurança” de cada plataforma. Abaixo deixamos alguns endereços que podem facilitar sua busca. Se você usa algum desses serviços, aproveite e tente configurar a autenticação de dois fatores em sua conta.

Agora que você já conhece os passos básicos para aumentar a proteção de suas contas e aparelhos, confira algumas recomendações complementares sobre a autenticação de dois fatores para fortalecer ainda mais seu repertório e facilitar a discussão deste tema com seus alunos.

 Vídeo: Ensinar segurança e privacidade na Internet para os alunos - 4:00 min


Descrição: Vídeo do Google for Education com dicas preciosas para a elaboração de senhas, verificação em duas etapas e login seguro.
Objetivos: Vídeo didático para aprender dicas. Bom material de apoio para reforçar as orientações de segurança em atividades com os alunos.
Estes passos simples de ajustes em suas contas podem aumentar muito sua segurança on-line. Confira abaixo uma notícia relacionada ao tema e que discute a importância dessas ações.
Geralmente as pessoas dedicam pouca atenção e tempo a esses ajustes, por isso a importância de desmistificar as questões de segurança também entre os alunos.

 Notícias

Identidade digital - Tab Uol

Ler

Descrição:
Reportagem muito interessante sobre a importância das senhas para proteção da nossa vida digital hoje e no futuro próximo.
Objetivos:
Refletir sobre os hábitos de segurança on-line e as consequências positivas de uma cultura de cuidado com senhas, aparelhos, contas e dados no mundo digital. Material útil para debate com alunos do Ensino Médio.

 Leitura Extra (Opcional) 

1. Fascículo Verificação em duas etapas CERT.brLer
2. Notícia: Segurança digital - UolLer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!
Cordialmente: Jorge Schemes