Unidade 4.2
Parte 1
Se
usamos constantemente as tecnologias digitais nas nossas atividades
cotidianas, não podemos deixar de refletir sobre o que pode ser feito
com as informações pessoais que ficam registradas nas plataformas
digitais. O que essas informações dizem sobre nós? Além daquilo que
publicamos diretamente na Internet, nossos amigos, familiares e
conhecidos distantes também podem divulgar muitas informações sobre
nossas vidas.
Tudo o que fazemos em aplicativos,
redes sociais e jogos digitais deixa algum rastro, um registro de nossas
atividades e o histórico de nossos comportamento: é a chamada pegada digital.
Cada vez mais, a imagem que as pessoas formam umas das outras é
influenciada pelo conjunto de conteúdos disponíveis on-line. Quanto mais
a vida se torna digital, mais importante se torna gerenciar essas
pegadas digitais e refletir sobre nossa reputação digital.
Videoaula: Reputação digital 7:55 min
Ao convidar os alunos a pensar sobre sua
reputação digital, podemos ajudá-los a pensar sobre aspectos decisivos
em seus projetos de vida no curto, médio e longo prazo. Falar em
reputação digital é uma oportunidade para tratar de temas gerais que
estão na pauta pedagógica, como: construção da identidade, autocrítica,
discernimento, pressões sociais e escolhas.
Reputação
A palavra reputação tem origem no latim reputatio, relacionada ao verbo reputare:
pensar, refletir, calcular o valor de algo. No uso que fazemos
atualmente no português, "reputação" se tornou uma avaliação sobre o
valor moral de alguém.
Vídeo: Gerenciar sua reputação on-line 4:12 min
Descrição:
Vídeo do Google for Education com dicas e alertas sobre a importância
de ajustar as configurações de privacidade on-line e refletir com
cuidado sobre reputação e pegadas digitais.
Objetivo: Material útil para iniciar reflexões e exercícios com os alunos.
Um primeiro passo importante para cuidar de sua reputação digital é
pensar bem antes de publicar algo e escolher bem os ajustes de
privacidade em redes sociais, aplicativos e jogos on-line. Defina seus
limites e negocie com os outros também. Pense nas consequências do uso
das informações on-line fora do contexto original no qual foram
publicadas.
Dica
Para aumentar o tamanho das imagens abaixo, basta clicar com o botão direito e selecionar "Visualizar imagem".
Fonte: AVA - SED/SC.
Unidade 4.2
Parte 2
Alguns serviços ajudam na tarefa de ajuste das configurações de privacidade. No Google, por exemplo, é possível fazer o check-up de privacidade. Basta acessar os link abaixo com seu login e seguir os passos:
Vídeo: Privacidade #InternetSemVacilo - UNICEF 0:55 min
Descrição: É bacana contarmos um pouco de nossas vidas nas redes, falarmos sobre como ela é interessante, mostrarmos fotos daquela viagem irada, né? Esse vídeo provoca a reflexão sobre eventuais exageros das publicações on-line.
Objetivos:
Vídeo didático para estimular discussão sobre privacidade e compartilhamento responsável de informações pessoais na Internet.
Outra ação simples e importante para conhecer suas pegadas digitais é testar um busca rápida do seu nome. Usando o buscador de sua preferência, digite seu nome completo e analise os resultados. Há alguma informação sua que está pública e você nem sabia? E as fotos?
Para buscar resultados associados a uma foto sua no Google, basta acessar este link.
Os sites e aplicativos que usamos em nossos dispositivos digitais registram nossas atividades nos servidores das empresas que operam os serviços, o que permite que nossas informações possam ser acessadas nos nossos diferentes aparelhos e contas. Além de ajustar com cuidado as opções de privacidade, é sempre bom entrar e conferir o seu histórico de atividades.
Entrar no registro de suas atividades é outro exercício interessante que você pode fazer para conhecer mais suas pegadas digitais. Experimente fazer em suas contas e pense como pode ser interessante convidar os alunos a fazer o mesmo.
Alertas
Essa atividade é individual e é preciso tomar muito cuidado com estes dados. Se for convidar os alunos a fazer este exercício, lembre-se que:
- alguns serviços do Google e o Facebook são para maiores de 13 anos de idade, desde que com autorização dos pais;
- os alunos é que podem ter acesso aos próprios dados, com login e senha (nunca os professores);
- este arquivo de dados pessoais não deve ser compartilhado;
- Se não quiser salvá-lo, apague-o definitivamente do computador.
Para conhecer suas pegadas digitais e ajustar suas configurações associadas às contas Google (Gmail, YouTube, Android, Google Drive e etc):
Acesse
Registro de atividades no Facebook:
- Entre em sua conta (de preferência em um computador);
- No canto superior direito, clique em “Configurações”;
- Na tela “Configurações gerais da conta”, clique na opção “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”;
- Você receberá em seu e-mail cadastrado um arquivo com detalhes dos dados registrados.
Caso queira saber mais sobre o conjunto de dados que fazem parte das suas pegadas digitais no Facebook, acesse este link.
Fonte: AVA - SED/SC.
Unidade 4.2
Parte 3
Ao fazer o exercício para conhecer suas pegadas digitais, aproveite para revisar o que você realmente quer que fique gravado, avaliando especialmente os registros de localização (check-in); histórico de conversas privadas; fotos e vídeos em cópia de segurança (backup); e arquivos de áudio.
Para debater com os alunos
- A Internet não esquece e nem sempre é possível apagar o que publicamos;
- A informação pode viralizar e você não controla completamente quem poderá acessá-la;
- Uma publicação fora do contexto pode ser muito mal compreendida;
- É muito fácil encontrar coisas do passado;
- É muito difícil desfazer um mal entendido sobre você depois que a informação circulou na rede;
- Cada vez mais pessoas, empresas e instituições usam nossas pegadas digitais como referência para saber mais sobre quem somos;
- Podemos perder muitas oportunidades no futuro devido a uma má reputação digital.
Você sabia?
Pode parecer um assunto muito mórbido, mas é importante saber que mesmo após a morte de alguém os dados de suas contas e/ou perfis podem continuar circulando e gerando repercussões. Os serviços do Google e do Facebook, por exemplo, oferecem opções para que, em vida, as pessoas indiquem o que gostariam que acontecesse com seu perfil após sua morte. Nos casos em que há desconforto dos familiares, o responsável legal pela pessoa falecida pode solicitar a remoção do perfil.O que fazer com as contas de pessoas falecidas?
Agora que você já conhece mais sobre suas próprias pegadas digitais, confira algumas atividades que podem ajudar a debater reputação digital, privacidade e boas escolhas no compartilhamento de dados on-line com seus alunos. Essas reflexões podem ajudar a amadurecer o pensamento crítico relacionado aos projetos de vida e escolhas para muito além da Internet.
Guia “A Web que Queremos"
Planos de aula sobre reputação e privacidade: Atividade 3.2: Seja você mesmo on-line (pp.23 a 25)
Atividade 3.3: Participar de forma proativa... e responsável! (pp.26 a 28)
Atividade 4.1 a 4.3: Construa a sua identidade (pp.29 a 33)
Atividade 5.1: Disfarçado no mundo on-line (pp.35 a 36)
Atividade 5.2: Direito de ser esquecido(a) – apagando uma pegada digital (pp.37 a 39)
Atividade 3.3: Participar de forma proativa... e responsável! (pp.26 a 28)
Atividade 4.1 a 4.3: Construa a sua identidade (pp.29 a 33)
Atividade 5.1: Disfarçado no mundo on-line (pp.35 a 36)
Atividade 5.2: Direito de ser esquecido(a) – apagando uma pegada digital (pp.37 a 39)
Cidadania digital - Guia #GeraçãoDigital
Módulo 4 - Cidadania digital (pp. 18 a 21) do Guia #GeraçãoDigital do Google par trabalhar atitude positiva on-line, normas que regem a boa convivência na Internet e diferença entre informação pública e privada na Internet
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