Unidade 4.2 - Reputação Digital

Unidade 4.2

Parte 1

Se usamos constantemente as tecnologias digitais nas nossas atividades cotidianas, não podemos deixar de refletir sobre o que pode ser feito com as informações pessoais que ficam registradas nas plataformas digitais. O que essas informações dizem sobre nós? Além daquilo que publicamos diretamente na Internet, nossos amigos, familiares e conhecidos distantes também podem divulgar muitas informações sobre nossas vidas.
Tudo o que fazemos em aplicativos, redes sociais e jogos digitais deixa algum rastro, um registro de nossas atividades e o histórico de nossos comportamento: é a chamada pegada digital. Cada vez mais, a imagem que as pessoas formam umas das outras é influenciada pelo conjunto de conteúdos disponíveis on-line. Quanto mais a vida se torna digital, mais importante se torna gerenciar essas pegadas digitais e refletir sobre nossa reputação digital.

Videoaula: Reputação digital 7:55 min



Ao convidar os alunos a pensar sobre sua reputação digital, podemos ajudá-los a pensar sobre aspectos decisivos em seus projetos de vida no curto, médio e longo prazo. Falar em reputação digital é uma oportunidade para tratar de temas gerais que estão na pauta pedagógica, como: construção da identidade, autocrítica, discernimento, pressões sociais e escolhas.

Reputação

A palavra reputação tem origem no latim reputatio, relacionada ao verbo reputare: pensar, refletir, calcular o valor de algo. No uso que fazemos atualmente no português, "reputação" se tornou uma avaliação sobre o valor moral de alguém.

Vídeo: Gerenciar sua reputação on-line 4:12 min 


Descrição: Vídeo do Google for Education com dicas e alertas sobre a importância de ajustar as configurações de privacidade on-line e refletir com cuidado sobre reputação e pegadas digitais.
Objetivo: Material útil para iniciar reflexões e exercícios com os alunos.
Um primeiro passo importante para cuidar de sua reputação digital é pensar bem antes de publicar algo e escolher bem os ajustes de privacidade em redes sociais, aplicativos e jogos on-line. Defina seus limites e negocie com os outros também. Pense nas consequências do uso das informações on-line fora do contexto original no qual foram publicadas.

Dica

Para aumentar o tamanho das imagens abaixo, basta clicar com o botão direito e selecionar "Visualizar imagem".



Fonte: AVA - SED/SC.

Unidade 4.2

Parte 2

Alguns serviços ajudam na tarefa de ajuste das configurações de privacidade. No Google, por exemplo, é possível fazer o check-up de privacidade. Basta acessar os link abaixo com seu login e seguir os passos:

Como verificar ajustes de privacidade


 Vídeo: Privacidade #InternetSemVacilo - UNICEF 0:55 min


Descrição: É bacana contarmos um pouco de nossas vidas nas redes, falarmos sobre como ela é interessante, mostrarmos fotos daquela viagem irada, né? Esse vídeo provoca a reflexão sobre eventuais exageros das publicações on-line.
Objetivos:
Vídeo didático para estimular discussão sobre privacidade e compartilhamento responsável de informações pessoais na Internet.

Outra ação simples e importante para conhecer suas pegadas digitais é testar um busca rápida do seu nome. Usando o buscador de sua preferência, digite seu nome completo e analise os resultados. Há alguma informação sua que está pública e você nem sabia? E as fotos?
Para buscar resultados associados a uma foto sua no Google, basta acessar este link.

Os sites e aplicativos que usamos em nossos dispositivos digitais registram nossas atividades nos servidores das empresas que operam os serviços, o que permite que nossas informações possam ser acessadas nos nossos diferentes aparelhos e contas. Além de ajustar com cuidado as opções de privacidade, é sempre bom entrar e conferir o seu histórico de atividades.
Entrar no registro de suas atividades é outro exercício interessante que você pode fazer para conhecer mais suas pegadas digitais. Experimente fazer em suas contas e pense como pode ser interessante convidar os alunos a fazer o mesmo.

Alertas

Essa atividade é individual e é preciso tomar muito cuidado com estes dados. Se for convidar os alunos a fazer este exercício, lembre-se que:
  • alguns serviços do Google e o Facebook são para maiores de 13 anos de idade, desde que com autorização dos pais;
  • os alunos é que podem ter acesso aos próprios dados, com login e senha (nunca os professores);
  • este arquivo de dados pessoais não deve ser compartilhado;
  •  Se não quiser salvá-lo, apague-o definitivamente do computador.

Para conhecer suas pegadas digitais e ajustar suas configurações associadas às contas Google (Gmail, YouTube, Android, Google Drive e etc):
Acesse

Registro de atividades no Facebook:
  • Entre em sua conta (de preferência em um computador);
  • No canto superior direito, clique em “Configurações”;
  • Na tela “Configurações gerais da conta”, clique na opção “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”;
  • Você receberá em seu e-mail cadastrado um arquivo com detalhes dos dados registrados.

Acesse

Caso queira saber mais sobre o conjunto de dados que fazem parte das suas pegadas digitais no Facebook, acesse este link.
Fonte: AVA - SED/SC.

Unidade 4.2

Parte 3

Ao fazer o exercício para conhecer suas pegadas digitais, aproveite para revisar o que você realmente quer que fique gravado, avaliando especialmente os registros de localização (check-in); histórico de conversas privadas; fotos e vídeos em cópia de segurança (backup); e arquivos de áudio.

Para debater com os alunos


  • A Internet não esquece e nem sempre é possível apagar o que publicamos;
  • A informação pode viralizar e você não controla completamente quem poderá acessá-la;
  • Uma publicação fora do contexto pode ser muito mal compreendida;
  • É muito fácil encontrar coisas do passado;
  •  É muito difícil desfazer um mal entendido sobre você depois que a informação circulou na rede;
  •  Cada vez mais pessoas, empresas e instituições usam nossas pegadas digitais como referência para saber mais sobre quem somos;
  •  Podemos perder muitas oportunidades no futuro devido a uma má reputação digital.


Você sabia?
Pode parecer um assunto muito mórbido, mas é importante saber que mesmo após a morte de alguém os dados de suas contas e/ou perfis podem continuar circulando e gerando repercussões. Os serviços do Google e do Facebook, por exemplo, oferecem opções para que, em vida, as pessoas indiquem o que gostariam que acontecesse com seu perfil após sua morte. Nos casos em que há desconforto dos familiares, o responsável legal pela pessoa falecida pode solicitar a remoção do perfil.

O que fazer com as contas de pessoas falecidas?

Orientações nos serviços do Google
Orientações nos serviços do Facebook

Agora que você já conhece mais sobre suas próprias pegadas digitais, confira algumas atividades que podem ajudar a debater reputação digital, privacidade e boas escolhas no compartilhamento de dados on-line com seus alunos. Essas reflexões podem ajudar a amadurecer o pensamento crítico relacionado aos projetos de vida e escolhas para muito além da Internet.

Guia “A Web que Queremos"

Planos de aula sobre reputação e privacidade: Atividade 3.2: Seja você mesmo on-line (pp.23 a 25)
Atividade 3.3: Participar de forma proativa... e responsável! (pp.26 a 28)
Atividade 4.1 a 4.3: Construa a sua identidade (pp.29 a 33)
Atividade 5.1: Disfarçado no mundo on-line (pp.35 a 36)
Atividade 5.2: Direito de ser esquecido(a) – apagando uma pegada digital (pp.37 a 39)

Cidadania digital - Guia #GeraçãoDigital

Módulo 4 - Cidadania digital (pp. 18 a 21) do Guia #GeraçãoDigital do Google par trabalhar atitude positiva on-line, normas que regem a boa convivência na Internet e diferença entre informação pública e privada na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!
Cordialmente: Jorge Schemes